
O WinRAR está quase chegando à icônica idade de 30 anos, mas segue jovem e atualizado. A empresa responsável pelo programa de compactação e descompactação de arquivos liberou nesta semana (17) um novo update. Com isso, o WinRAR passa a contar oficialmente com modo escuro integrado ao sistema operacional, além de receber melhorias de desempenho e privacidade.
A atualização começou a ser distribuída na segunda-feira (17).
Quais são as melhorias do WinRAR 7.10?
Ao atualizar o WinRAR para a versão 7.10 os usuários terão o programa suportando o modo escuro usado pelo sistema operacional. Ou seja, se você usa o modo escuro no seu Windows 11, o WinRAR automaticamente adotará essa opção ao ser aberto. O usuário não precisa mais selecionar a opção nas configurações.
O modo escuro no WinRAR foi liberado pela primeira vez na versão beta do WinRAR 7.10. Esse modo deixa o programa com cores escuras, diminuindo o impacto da luz na visão. É um recurso cada vez mais popular nos programas (eu sou viciado em usar o modo escuro e é sempre a primeira coisa que eu ativo em novas instalações).

O aplicativo de compactação e descompactação de arquivos ganhou também melhorias na página de memória, sistema de memória lógica que realiza processos — o Google já testou essa mudança no Android 15. Agora o WinRAR utiliza páginas de 2 MB, capacidade bem superior aos 4 KB da versão passada.
Como a memória lógica opera em blocos de páginas, páginas com capacidade maiores significam que o programa terá que processar menos páginas na realização das tarefas. Pense assim: você vira menos folhas em um caderno A4 do que em um caderno A5.
A melhoria de privacidade está ligada ao Mark-of-The-Web (MoTW), sistema que aplica metadados para identificar as origens do arquivo. Por um lado, ela auxilia o usuário a saber se o arquivo veio de uma fonte confiável. De outro ela apresenta um risco ao criador.

Para sanar essa parte de risco ao criador do arquivo, os usuários podem ativar a opção Zone Value Only. Ela remove alguns metadados sensíveis do MoTW, como URL do arquivo e até o IP (em alguns casos ele pode ser incluído).
Famoso por ser um programa que te dá 40 dias gratuitos de uso mas nunca te cobra, o WinRAR segue útil e moderno. Em abril o programa fará 30 anos e provavelmente não o veremos sumir tão cedo.
Com informações de Bleeping Computer